1. Desde quando é que existem janelas?
No ano 4000 a. C. as casas de Persépolis apresentavam uma abertura semelhante a janelas. Conheciam-se os caixilhos e as folhas nos palácios de Minos, em Creta. Nas casas gregas com átrio, as janelas que davam para o pátio eram artisticamente ornamentadas. Por volta do ano 100 d. C. os Romanos aplicaram janelas com vidro. A partir de 1800 conseguiu-se fabricar vidros com grandes dimensões.
2. Porque chamam às janelas os “olhos da casa”?
As janelas são construídas viradas para a rua ou para o pático. As janelas abrem-se e frecham-se, dando a ideia de alegria ou tristeza. Através da janela apercebemo-nos do nosso meio ambiente.
3. Pode uma janela contribuir para a arquitetura?
A resposta é sim, inclusive de forma determinante. Interiormente transmite o bem-estar. Exteriormente, as janelas podem estruturar as fachadas, igualá-las ou modulá-las, determinar o caráter de uma casa através de grandes áreas envidraçadas ou engradadas com pinázios.
4. “Vivemos na Era do plástico”. Esta expressão é um exagero?
Não, de modo nenhum. A composição das matérias plásticas está cada vez mais aperfeiçoada. As matérias plásticas podem ser, hoje em dia, mais duras e resistentes que o aço e resistentes ao calor e ao frio extremos.
5. Como se pode poupar no aquecimento?
De acordo com a superfície da janela e em comparação com as janelas antigas com vidro simples, as perdas de calor podem ser reduzidas a um pouco menos de um quarto. Para isso são necessários vidros isolantes especiais.
Estas são algumas curiosidades sobre as janelas. Se pretende conhecer melhor este produto em PVC visite o nosso website ou siga-nos nas redes sociais para ficar a par de tudo.